A Importância da Reciclagem
No momento em que o mundo volta os olhos para a degradação ambiental e coloca em evidencia a salvação do planeta, projetos e atitudes sinalizam soluções ambientais que crescem na mesma proporção da consciência ecológica da população. Neste último século a composição do lixo apresentou significativas variações em quantidades e qualidade, influenciada pela rápida expansão urbana; pelo incremento populacional; pelo advento da era industrial; o surgimento dos descartáveis; e de algumas descobertas, como a do plástico e do alumínio, além do uso mais difundido de outros componentes, a exemplo do papel e do vidro. |
![]() |
![]() |
O papel, fabricado de fibras vegetais, é componente do lixo, ao qual se atribui grande interesse ecológico. Inventado na China, levou mais de 17 séculos para chegar à América do Sul. Segundo a literatura, o papel foi fabricado pela primeira vez no Brasil por Frei Veloso, no Rio de Janeiro em 1809. Hoje é o segundo componente (em peso) do lixo urbano. Não é novidade para ninguém que a saúde do planeta anda ameaçada. O que serve de alento é que muita gente atenta ao problema, anda se virando como pode para criar instrumentos capazes de educar e conscientizar as pessoas para a questão ambiental. |
Nosso papel na reciclagem
A “De Papel Reciclado” vem dando outro rumo ao nosso lixo de cada dia, (com papeis velhos recolhidos nas escolas, empresas, sacos de cimento – folha interna da embalagem, filtros de café, embalagens de ovos, produzimos papel reciclado no qual acrescentamos fibras naturais de bananeiras, bagaço de cana de açúcar, sisal, sobras de palha e podas de jardim como palmeira raphis, pita e gramíneas.
Assim, produzimos papeis artesanais de diferentes tipos e texturas que resultam em produtos belíssimos. Também investimos na decoração destes papéis utilizando vários materiais como cascas de cebola e alho, flores e folhas desidratadas.
A reciclagem, sem duvida nenhuma, entrou na ordem do dia das empresas no país. A “De Papel Reciclado” não fica para trás, trabalha com o objetivo de conscientizar e desenvolver um novo olhar para a natureza, com atividades marcadas pelo compromisso ecológico. Papéis com texturas, cores variadas e diferentes gramaturas, estão caindo no gosto do consumidor brasileiro. Afinal o resultado final é uma obra de arte que atende pessoas que estão procurando coisas originais, presentes diferentes e ecologicamente corretos.
A “De Papel Reciclado Ateliê” produz:
|
|
|
A decoração externa dos produtos criados é proveniente da natureza morta, como as cascas da cebola, alho, sementes, flores desidratadas e corantes extraídos de sementes, frutas e temperos como a jabuticaba, beterraba, urucum e outros vegetais. Estamos em constante pesquisa e cada dia descobrimos uma nova combinação de fibras e corantes.
O lema da “De Papel Reciclado” é buscar a ecoeficiência, ou seja, a capacidade de produzir mais com melhor qualidade, prolongando a vida útil dos papeis, consumindo menos recursos naturais, evitando desperdícios e garantindo processos mais limpos.
O que você pode e o que não consegue reciclar
PAPEL
Pode reciclar: Caixas de papelão, jornais, revistas impressos, catálogos telefônicos, rascunhos, envelopes, cartões…
Não pode reciclar: Carbono, celofane, fax, guardanapo ou papel parafinado
METAL
Pode reciclar: Alumínio, arames, fios, grampos, pregos, latas de alimentos
Não pode reciclar: Marmitex, panelas velhas e latas sujas
VIDRO
Pode reciclar: Cacos de vidros, frascos, garrafas de cerveja, refrigerante e água,
potes e copos
Não pode reciclar: Lâmpadas, espelhos, válvulas, vitrais e tubos de TV
PLÁSTICO
Pode reciclar: Garrafas PET, copos, brinquedos, embalagens, garrafas plásticas, sacolas, potes de produtos alimentícios
Não pode reciclar: Embalagens de produtos tóxicos
O que se ganha com a reciclagem do papel
1 tonelada de papel reciclado:
- 22 árvores poupadas
- 75% de energia economizada
- poluição 74% menor do que se o papel fosse produzido de novo.
Conceitos importantes da reciclagem
MEIO AMBIENTE: todas as condições que nos cercam e influenciam.
SUSTENTABILIDADE: modo de dar continuidade aos aspectos economicos, sociais, culturais e mabientais da nossa sociedade.
ECOLOGIA: inter-relação entre os seres vivos e o meio ambiente.
LIXO: qualquer residuo proveniente da ação humana ou da natureza, considerado descartável ou erroneamente inutizável.
RECICLAGEM: reaproveitamento de materiais, utilizados como matéria prima para um novo produto.
PAPEL RECICLADO: papel refeito a partir de um considerado descartado, lixo, a reciclagem pode ser efetuada de maneira artesanal ou industrial.
PAPEL ARTESANAL: papel refeito a partir de um considerado descartado, lixo, a reciclagem é feita de maneira artesanal, com uso de fibras.
Adorei esse site me esclareceu muito, to cursando Gestão Ambiental, e fazend o estágio de Tecnico em Meio Ambiente.Muito bom.
Parabéns aos responsáveis pelo site, principalmnete pela “filosofia” de trabalho, e acredito que de vida. Tbem sou artista plástica e sei que o nosso papel no mundo é tanto social como estético. Se conseguirmos difundir a ideia da importancia da reciclagem e usufruirmos disso em trabalho, tenho certeza que estamos fazendo a nossa parte com a natureza.
Estava a procura deste tema para um projeto da faculdade e encontrei esta maravilha,obrigada por esse trabalho esclarecedor.
Um grande abraço!!!!
Cristina Belém/Pará
Amei este site. Estamos coordenando a coleta selltiva em Bonito de Santa Fé e ele tem me ajudado muito.
Parabéns e muito obrigada!
Gostei muito da pesquisa sobre reciclagem, pois estou fazendo um projeto sobre reciclagem
estou cursando Administração , e preciso fazer em projeto social e escolhi a reciclagem, pra mim esclareceu muitas dúvidas. Obrigada
gostei muito deste site pois estou com um projeto e não tenho idéia de como começar.
ESTE SITE É MUITO LEGAL E ME FAZ PENSAR Q O MUNDO PODE SER DIFERENTE
adorei esse trabalho e gostaria de fazer o curso de papel reciclvel
gostei
Parabens, Uma linguagem simples e de fácil compreenção.Com conteúdo significativo.
Com certeza indico a qualquer amigo.